17/09/2018 14h35 - Atualizado em 17/09/2018 14h35

Cavalarianos trouxeram a Chama Crioula até o Município


Cavalarianos trouxeram a Chama Crioula até o Município

Depois de cavalgarem aproximadamente 150 km, desde o município de Cruz Alta RS, com diversas paragens em comunidades e CTGs que os receberam com muita hospitalidade para realizarem refeições e pouso, o grupo de Cavalarianos da ACT de Senador Salgado Filho chegou de volta à Querência no dia 16 de setembro. Junto à Praça dos Imigrantes, autoridades municipais e comunidade local recepcionaram os bravos gaúchos que trouxeram a Centelha da Chama Crioula até a cidade. Na ocasião, o Sr. Osmar Bronndani realizou uma bela homenagem aos bravos gaúchos, apresentando poesia e música, e mais, as Soberanas do Município também prestaram sua homenagem declamando uma linda poesia alusiva à época e ao tradicionalismo do Estado. No referido momento, foi aberta a Semana Farroupilha.

  O Governo Municipal de Senador Salgado Filho reconhece a importância de manter viva a tradição do Rio Grande do Sul em meio a Comunidade Salgadofilhense, motivo pelo qual, estende seu apoio à ACT (Associação Cultural e Tradicionalista), valorizando assim, os antepassados que lutaram pelas causas deste Estado, e num vinte (20) de setembro conquistaram sua liberdade. Pode-se dizer que os dias atuais também são de luta, o Estado e a União enfrentam dificuldades, e cabe a geração atual vencer outras batalhas. No ano de 2018, realizou-se a Cavalgada de número vinte e três (23), em anos consecutivos, composta por avós, pais e filhos, os quais unem-se neste evento que faz parte da história do Município e juntos vivenciam os costumes herdados ao longo do tempo, transmitindo-os para as gerações mais jovens.

  Parabéns aos gaúchos e prendas engajados no cultivo à tradição, e que possam, por muitos anos, manter aceso o amor pelo Rio Grande do Sul, desenvolvendo eventos como a Cavalgada. “Sirvam nossas façanhas de modelo à toda terra”.



Enviar por e-mail Imprimir