05/10/2016 10h06 - Atualizado em 05/10/2016 10h06

Nos dias 21, 23 e 25 de julho, realizou-se a programação alusiva à Semana da Imigração

Semana da Imigração


Nos dias 21, 23 e 25 de julho, realizou-se a programação alusiva à Semana da Imigração

Nos dias 21, 23 e 25 de julho, realizou-se a programação alusiva à Semana da Imigração

Ocorreu nos dias 21, 23 e 25 de julho de 2016, as comemorações referentes à Semana da Imigração Alemã, os primeiros imigrantes chegaram em Senador Salgado Filho por volta do ano de 1908.

Na noite do dia 21, houve um culto ecumênico junto à IECLB – Sede. O culto foi celebrado em alemão com a colaboração de vários Pastores que em suas mensagens relataram um pouco da história dos antepassados até chegarem ao Brasil e depois as dificuldades enfrentadas quando instalarem-se no novo lugar que para os imigrantes era como uma terra prometida, onde poderiam construir uma nova história.

No sábado à tarde, dia 22, realizou-se o primeiro passeio turístico do roteiro “Portal da Imigração Alemã”. Participaram deste passeio pessoas vindas da Região da Associação dos Municípios do Grande Santa Rosa, Governo Municipal, Soberanas do Município e alguns servidores municipais. O roteiro foi criado a partir de lugares e prédios construídos pelos imigrantes que podem ser vistos e visitados no Município. Como: O local da primeira igreja alemã, casas comerciais, serrarias e alambique. Estas construções encontram-se conservadas e demonstram a riqueza nos detalhes da arquitetura trazida da Europa. Para finalizar a programação do sábado, foi servido um café colonial típico alemão preparado pelas senhoras da OASE (Ordem Auxiliadora das Senhoras Evangélicas), junto à Área Verde e Museu Municipal, oportunidade em que os visitantes saborearam cucas, bolachas, bolos, salame, ovos cozidos, waffle, schmier, geleias, queijos, café com leite entre outras iguarias da etnia alemã. Os convidados manifestaram satisfação pela forma que foram acolhidos no Município.

Já no dia 25 de julho, data marcada na história, quando chegou a primeira leva de imigrantes alemães no Estado do Rio Grande do Sul, na região do Vale dos Sinos. Por ser uma data importante, neste dia realizou-se a inauguração do Museu Municipal Portal da Imigração com a presença de grande público, entre os quais estavam pessoas que doaram objetos para compor o acervo do museu e receberam certificados pelo ato nobre de doação que contam a história dos desbravadores desta terra. Após, no Salão da IECLB -Sede, a programação teve continuidade com muitas apresentações culturais como: Corais de Vozes, Trombonistas e o Grupo Mais Vida Da cidade de Cândido Godói. Ao meio dia foi servido galinha assada, cuca e salada de repolho, para o público infantil divertir-se teve o parquinho de brinquedos infláveis, o qual foi motivo de alegria para a garotada, a confraternização reuniu a comunidade que juntos comemoraram mais um ano de imigração.

Senador Salgado Filho formou-se basicamente por imigrantes alemães e outras etnias em escalas menores.



Enviar por e-mail Imprimir